quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Pulga e carrapato, probleminha insistente.

Pulgas e carrapatos são um problema para os proprietários , principalmente dos cachorros , a pulga extremamente chata que causa irritação e ate alergias, e o carrapato alem do incomodo ainda pode trazer doenças para nosso cãozinho .
O carrapato pode ser transmissor de algumas doenças, as mais comuns são a erlichiose e a babesiose .
A erlichiose é causada  por uma bactéria que se aloja nos glóbulos brancos , os sintomas na fase aguda podem ser : febre, secreção nasal, fraqueza, falta de apetite ou apetite nenhum, entre outros.
A babesiose é causada por um protozoário que infecta e destrói os glóbulos vermelhos, os sintomas podem ser parecidos com os da erlichiose e outras doenças , o ideal é assim que notar qualquer diferença no comportamento do animal ou nos primeiros sintomas levar ao médico veterinário , o diagnostico pode ser realizado por exame de sangue, existe sorologia especifica para essas doenças, mas um hemograma com leucograma pode adiantar o processos e automaticamente o tratamento.
Outro problema é a insistência dos carrapatos e das pulgas, quando a gente menos espera eles estão de volta, o ideal é prevenir. 
Os produtos geralmente tem um período que o animal ainda fica imune a esses parasitas. E não adianta tratar o animal e não tratar o ambiente, pois o carrapato , por exemplo, não permanece somente no animal , ele geralmente vai ate o solo para colocar ovos , depois da eclosão surgem larvas que ficam a procura de hospedeiro . 
Um produto interessante que pode ser usado no animal e no ambiente é o Prac-tic,  deve ser aplicado na pele do animal entre a nuca e as escapulas , o medicamento tem efeito sistêmico e o uso deve ser mensal. 
Outro produto excelente é o Bravecto, um comprimido mastigavel geralmente bem aceito , mas se não for pode ser  colocado no alimento , a grande vantagem é que ele protege por 12 semanas , ou seja três meses sem se preocupar .
Ficar livre desses dois violes é extremamente importante para a saúde e o bem estar do nosso pet , por isso deve ser levado a serio. 
Espero que as dicas tenham ajudado !

Nenhum comentário:

Postar um comentário